Categorias
Uncategorized

As vantagens do apartamento com cozinha aberta

As vantagens do apartamento com cozinha aberta

A abertura da cozinha para se integrar ao ambiente da sala é atualmente uma das reformas mais solicitadas e a que causa mais polêmica. Essa decisão leva em conta o estilo de vida e as necessidades pessoais. Para ajudar você a tomar essa decisão, aqui vão algumas vantagens e dicas da cozinha aberta.  

Vantagens 

Cozinhas abertas nos dão uma sensação de amplitude e por isso os são mais indicadas para apartamentos. Apesar de poderem ser perfeitas para qualquer tipo de imóvel, são muito mais recomendáveis pelo ganho de espaço. 

Outro ponto positivo é o ganho de luminosidade. Sem paredes, a luz alcança mais ambientes e por isso é uma ótima alternativa para cozinhas com pouca ou nenhuma luz natural. 

Uma cozinha aberta também oferece mais facilidade de movimentação para que tarefas como colocar e tirar a mesa sejam realizadas com mais fluidez. 

Com a cozinha aberta, as relações se tornam mais próximas. É ideal para aumentar a interação entre os familiares: as tarefas podem ser feitas em conjunto, a conversa flui mesmo que uma parte da família esteja na sala e outra na cozinha

Decoração 

Ao fazer essa escolha, é importante saber que a estética da cozinha aberta deve estar unificada com o restante da casa e que não tenha um visual que fuja do tom da decoração ou do estilo. Você precisa harmonizar os espaços através das cores, dos pisos e dos materiais. 

Muitos arquitetos de interiores adotam a escolha dos materiais como conceito para integrar melhor sala e cozinha aberta. Por exemplo, a linha do forro de gesso de um ambiente pode acompanhar o de outro.  

O mesmo se estende ao nível e ao tipo de revestimento de piso. Coberturas de parede e texturas de armários dos dois lados podem seguir a mesma linguagem também. Dessa forma, além do aspecto decorativo, tudo parece um espaço só, um espaço maior. 

O uso de espelhos em locais estratégicos também ajuda os cômodos a parecem ainda maiores. E quanto mais os elementos de marcenaria puderem ser combinados melhor – bem planejados, garantindo que as pessoas consigam desempenhar as suas atividades mesmo que juntas, num mesmo espaço. 

Outro aspecto importante a ser levado em consideração nos projetos de cozinha aberta é a utilização de um balcão para a sala. Este elemento, além de ser decorativo, ao mesmo tempo consegue integrar e sutilmente separar os ambientes.  

O balcão pode fazer o papel de mesa de jantar ou mesa extra de refeições. Também pode funcionar como um local para armazenar alimentos e louças; peças decorativas; e até mesmo um nicho para aparelhos, como cooktop e máquina de lavar louças. 

 

Resumindo, o balcão entre sala e cozinha acaba se tornando uma peça decorativo multiuso, altamente funcional e que dá mais estilo ao apartamento. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cozinha aberta, considere essa opção na hora de procurar um apartamento novo. Analise plantas, veja possibilidades e aproveite com a sua família os benefícios da sua escolha.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *