Categorias
Uncategorized

Dicas para ter produtividade no home office

O sistema home office já era uma forma de trabalho em crescimento no Brasil antes mesmo da quarentena provocada pela pandemia do COVID-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa. É o maior contingente de pessoas nesta condição de trabalho já registrado no País.

Agora, com a chegada do coronavírus e as restrições para sair de casa por causa da prevenção, uma grande parcela de trabalhadores começou a adotar esse sistema. Pessoas que nunca pensaram e muito menos se preparam para trabalhar em casa, tiveram que rapidamente se adaptar a esse modelo.

Essa mudança brusca na forma de trabalhar, através do sistema remoto, requer algumas adequações importantes para que a produtividade do trabalho e o bem-estar do trabalhador sejam minimamente afetados.

Para ajudar você nesse período, caso esteja utilizando o home office, aqui vão algumas dicas importantes:

1. Prepare a estrutura tecnológica

O home office exige a adoção de equipamentos que possibilitem o desempenho do trabalho e o acesso à internet em casa. Caso você já tenha, ótimo, teste antes e veja se está tudo funcionando corretamente. Se precisar de algum equipamento específico para atuar, fale com a sua empresa para que possa viabilizar o que falta.

2. Mantenha o horário do expediente

Se no seu trabalho você tem um horário fixo de jornada, em casa ela deve ser rigorosamente cumprida. Porque ajuda você a se manter na sua rotina de produtividade. Além disso, você ainda vai ganhar um tempinho a mais, pois não precisará pegar trânsito.

3. Use roupas leves e confortáveis

Nada de trabalhar na cama de pijama! Ao acordar, troque de roupa como se fosse sair para o trabalho. Porém, procure utilizar roupas leves e confortáveis. Caso tenha que participar de uma reunião online por vídeo, utilize uma roupa mais adequada ao compromisso.

4. Escolha um local agradável e prático

O local onde você irá trabalhar em casa deve ser muito bem escolhido. Procure um local silencioso, iluminado, ergonômico e funcional, que reúna os recursos necessários para você, como, por exemplo, impressora, papéis e espaço para escrever. É importante também que tenha acesso fácil à internet, seja via cabo ou sinal wi-fi.

5. Trabalhe sem interferências

O home office tem que ser o mais próximo possível do seu ambiente de trabalho, principalmente com relação às interferências que podem prejudicar a sua concentração e produtividade. Evite estar próximo à TV e, se estiver, mantenha desligada. Evite os excessos na internet também, procure utilizá-la preferencialmente para o desempenho do seu trabalho.

6. Comunique seus familiares

Quem mora com familiares deve avisá-los sobre o home office e contar com a compreensão de todos para que durante o horário do expediente evite ser incomodado. É claro que se a casa tiver crianças, essa adaptação pode ser um pouco mais flexível, mas continuará sendo necessária. Se estiver em um ambiente com porta, mantenha fechada para se concentrar melhor.

7. Cuide das informações corporativas

É sempre bom relembrar que os assuntos sigilosos do seu trabalho continuam sendo sigilosos em casa. Tenha a atenção redobrada e tome muito cuidado para compartilhar informações importantes da sua empresa.

Mais importante de tudo é manter o otimismo e o espírito de equipe neste momento conturbado, para que o trabalho em casa continue sendo produtivo. Com a esperança de que em breve tudo isso irá passar e você vai reencontrar seus amigos de trabalho.

Decorado Ravenea Virtual

Ou clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *