Categorias
Uncategorized

Dicas para você decidir entre comprar ou alugar um imóvel

Dicas para você decidir entre comprar ou alugar um imóvel

 

É uma questão de tempo: em algum momento da sua vida, você vai ter que decidir entre comprar ou alugar um imóvel. Seja você solteiro ou casado, com filhos ou sem filhos, seja para trabalho ou para a família, não importa.

 A vida é dinâmica e uma das nossas principais necessidades é morar bem, com qualidade e conforto. 

Caso você esteja passando por uma dessas fases decisivas em que não sabe se a melhor opção para o futuro é comprar ou alugar um imóvel, aqui vão algumas dicas que podem ajudar na escolha.  

1. Conheça o seu momento: agora é a hora de decidir?  

A resposta para essa pergunta depende de outros questionamentos importantes, como:  

  • Já defini até quanto posso pagar as parcelas do imóvel ou do aluguel? 
  • Já sei onde desejo morar? 
  • Tenho uma noção de como está o mercado de imóveis? 
  • O que será melhor para a minha família em longo prazo? 

Tais dúvidas vão gerar reflexões que ajudam o comprador a tomar a decisão acertada, sem precipitações. 

2. Veja qual é o seu perfil. 

A definição do perfil do comprador afeta diretamente a escolha. Por exemplo, para um jovem solteiro que quer morar sozinho ou mesmo fazer um investimento seguro, comprar um imóvel pode ser um bom negócio. 

Outros exemplos são casais maduros que moram sozinhos porque os filhos cresceram e saíram de casa, que ficou muito grande. Uma boa alternativa é comprar um apartamento mais moderno e menor. Ou até mesmo casais novos que não pretendem ter filhos, podem comprar um apartamento de um ou dois quartos porque sabem que não vão precisar de um lugar maior depois.

3. Reflita sobre as vantagens e as desvantagens de cada opção. 

Alugar

A locação é uma boa alternativa para aqueles que não podem construir ou adquirir um imóvel com mais espaço e conforto. Além disso, o locatário fica livre dos gastos com manutenções e reformas que são necessárias no imóvel ao longo dos anos. 

No entanto, o dinheiro utilizado para pagar o aluguel não tem retorno. As parcelas sofrem reajustes anuais e o proprietário pode não renovar o contrato, forçando os locatários a mudarem de moradia. 

Comprar

Adquirir um imóvel traz mais estabilidade para a família, possibilitando a realização de outros desejos como viagens e bens. Além disso, todo o dinheiro colocado no imóvel agregará valor ao mesmo. 

Porém, uma desvantagem é a falta de capital para pagar as parcelas de um financiamento muito longo. No caso de uma venda, o proprietário pode não conseguir lucro sobre a quantia que investiu devido à desvalorização da moradia. 

4. Analise os benefícios de comprar um imóvel 

Depois de avaliar as informações, perfil, vantagens e desvantagens, você decidiu comprar o imóvel. Agora vamos para a próxima fase: como fazer a melhor escolha? Veja algumas dicas: 

Importância da localização na valorização 

A região em que está o imóvel pode também contribuir muito para a sua valorização. Com o tempo, essa localidade pode desenvolver-se e atrair muitos investimentos imobiliários e comerciais. Esse aquecimento econômico tornará a residência mais cara. 

Seu toque pessoal 

Comprando um imóvel você tem a liberdade de personalizar os ambientes de acordo com o seu gosto. O cantinho da varanda pode transformar-se em um espaço gourmet para receber os amigos e familiares. Dois cômodos antes separados por uma parede podem ser unidos para compor um confortável e espaçoso ambiente integrado. 

Bem-estar e qualidade de vida 

Quando moramos em um lugar que gostamos e nos sentimos bem, a sensação de segurança e realização é muito maior. 

O efeito desse bem-estar se estende aos relacionamentos pessoais, à produtividade no trabalho e até mesmo como encaramos de maneira mais otimista os desafios do dia a dia. 

5. Coloque a decisão também na ponta do lápis 

Fazer contas é uma etapa fundamental na hora de decidir se pé melhor comprar ou alugar.  

Imagine que a compra será feita através de um financiamento: é importante saber a taxa de juros que incidirá sobre o valor do imóvel ao longo dos anos. Caso o custo total do financiamento seja inferior à soma das parcelas do aluguel e seus reajustes, pode ser o momento para realizar a compra do imóvel.

Mas se a escolha for adiar, tente economizar o valor a mais que você pagaria no financiamento e invista na poupança ou fundos de rendimentos. Com essa estratégia você pode juntar dinheiro e dar entrada na compra de um imóvel no futuro. 

Além disso, se houver a possibilidade de utilizar o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), você poderá unir o dinheiro poupado com o FGTS para fazer a aquisição do lar. 

Seja qual for a sua decisão, comprar ou alugar um imóvel, é importante ponderar bastante antes de tomá-la. Siga essas e outras dicas e, caso a sua escolha seja a compra de um imóvel, fale com a gente. A EDEX tem opções que você certamente vai gostar para começar uma nova e feliz etapa em sua vida. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *