Categorias
Bem-Estar

Quem se liga num bom e saudável churrasco vai adorar essa dica: churrasqueira elétrica

Quem se liga num bom e saudável churrasco vai adorar essa dica: churrasqueira elétrica

 

Domingão, sol, varanda gourmet… Os ingredientes certos para fazer um bom churrasco e aproveitar o dia com a família. Tudo perfeito até que aparece um probleminha no ar: a fumaça.

Você sabia que preparar churrasco nas churrasqueiras convencionais pode prejudicar a sua saúde e a da sua família? Isso acontece porque as gotas de gordura da carne que pingam no carvão em brasa liberam substâncias chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). Esses compostos são considerados cancerígenos e podem causar doenças respiratórias e mutações no DNA.

Um novo estudo, realizado em maio de 2018 por pesquisadores chineses e publicado na revista científica Environmental Science & Technology, mostrou um resultado ainda mais alarmante: o nível de absorção dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos pela exposição à fumaça é maior pela pele do que pelas vias respiratórias. Ou seja, mesmo sem ser inalada, a fumaça pode ser prejudicial à saúde pelo simples fato da pessoa estar no churrasco.

Para você ter uma ideia a fumaça provocada pelo carvão é tão prejudicial à saúde quanto à fumaça do cigarro, pois o HPA também está presente nela.

Você já viu que a saúde é o principal fator para se evitar a fumaça do carvão. Mas não é o único. Tem também todo aquele cheiro de churrasco que vem com a fumaça e invade o seu apartamento, o apartamento dos vizinhos e causa um monte de transtorno.

Bom, aí você pensa: “melhor esquecer o churrasco e partir para outro cardápio”, certo? Errado. Se você morar em um apartamento com churrasqueira elétrica na varanda gourmet como, por exemplo, o Residencial Ravenea, não precisa se preocupar com isso.

Varanda gourmet com churrasqueira elétrica
Uma novidade cada vez mais presente

 

Chamada também de churrasqueira sustentável, a churrasqueira elétrica é uma ótima opção para fazer um bom e saboroso churrasco. Cada vez mais, os novos empreendimentos imobiliários já trazem em sua varanda gourmet a churrasqueira elétrica no lugar da convencional, pela segurança, conforto e praticidade que ela oferece. Veja as algumas das vantagens:

Zero ou baixa emissão de fumaça:

Num churrasco, a fumaça é gerada quando a gordura toca a fonte de calor. As churrasqueiras elétricas, portanto, quase não geram fumaça porque elas possuem uma bandeja para colocar água, embaixo da fonte de calor, evitando assim a fumaça. Mesmo a pouca fumaça que possa ser gerada não será problema com os vizinhos, pois você tem a possibilidade de fechar a sua varanda. Além disso, a baixíssima emissão não resulta do carvão, o que seria prejudicial à saúde.

Praticidade e segurança na hora de acender a churrasqueira:

Imagine a vantagem de você não precisar se preocupar em lidar com álcool, carvão ou lenha para acender a churrasqueira. Porque mesmo que seja um exímio churrasqueiro, esses materiais sempre oferecem um risco em potencial. Com a churrasqueira elétrica é muito mais fácil e prático, pois nela o aquecimento acontece por meio de um sistema de resistências. É só girar o botão e pronto, a churrasqueira está acesa.

Menos trabalho para fazer, mais tempo para saborear:

Como o funcionamento da churrasqueira elétrica acontece através do aquecimento das resistências, você tem o trabalho apenas de programar o timer. Não precisa ter todo o trabalho de controlar o tamanho do fogo, jogar mais carvão, assoprar a churrasqueira ou ficar virando a carne. Essas tarefas você pode substituir por saborear uma caipirinha acompanhada de uma tábua de frios, conversar, ver o jogo do seu time na TV ou fazer o que quiser.

Facilidade de limpeza:

Churrasco na mesa, todo mundo adorou e aí vem a parte chata: limpar a churrasqueira. Se for a churrasqueira elétrica, tudo fica muito mais fácil. Por causa do uso da eletricidade não haverá resíduos nem fuligem como no caso da queima de carvão e lenha. A gordura também não vai estar presente, pois ela evaporou com a água da bandeja. Você só vai precisar dispensar a água da bandeja, passar um pano úmido na parte interna da churrasqueira e lavar os espetos.

Mas churrasco na churrasqueira elétrica fica bom?
Fica e muito! Veja abaixo algumas dicas

Escolha das carnes:

Para a churrasqueira elétrica são indicadas as carnes macias com alguma gordura, como a fraldinha, a picanha, o contrafilé, a maminha, a alcatra e o cupim. Linguiças de todos os tipos, costela suína, asinhas e tulipas de frango também ficam ótimas na churrasqueira elétrica.

Corte e tempero:

Em primeiro lugar, o corte deve seguir o seu gosto pessoal e o tamanho da churrasqueira elétrica. O mais indicado no caso das carnes como picanha, alcatra e contrafilé é fazer o corte em fatias, seguindo o sentido da fibra. O tempero ideal é o sal grosso.

Muito além do churrasco:

A churrasqueira elétrica também é perfeita para você fazer outros pratos saborosos como peixes, legumes, pão de alho e queijo coalho. O limite está na sua criatividade e no seu apetite.

Agora que você viu as vantagens de fazer churrasco em uma churrasqueira elétrica, que tal conhecer um empreendimento que já vem com uma na varanda gourmet? No Residencial Ravenea, da EDEX, todas as varandas gourmet possuem uma linda e moderna churrasqueira elétrica, para você e sua família aproveitarem ótimos momentos juntos. Sem fumaça e com muito sabor!

E já que você também vai ter mais tempo para aproveitar, baixe o ebook abaixo com algumas dicas para fazer um jardim suspenso na sua varanda gourmet.

Decorado Ravenea Virtual

Ou clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *