Categorias
Custo Benefício

Você sabe a diferença entre o preço e o valor de um imóvel? Isso é muito importante na hora de comprar o seu apartamento.

Você sabe a diferença entre o preço e o valor de um imóvel? Isso é muito importante na hora de comprar o seu apartamento.

 

Na vida, tudo é relativo. A frase é feita, mas é verdadeira. Existe uma diferença entre o preço e o valor de um imóvel e nós vamos te contar qual é.

Pegue como exemplo o tempo: quando você está vivenciando um bom momento, como um show, um evento esportivo ou uma viagem, o tempo parece voar. Por outro lado, quando você está realizando algo monótono ou esperando alguém que está atrasado, o tempo se arrasta.

No mercado imobiliário, assim como em muitos outros que envolvem a aquisição de bens de consumo duráveis, esse processo de relatividade também está presente, principalmente nos conceitos de preço e valor. Começando pela classificação de caro e barato.

O mesmo produto que é caro para uma pessoa, pode ser considerado barato para outra, pois suas percepções são diferentes, baseadas em aspectos pessoais, emocionais e afetivos.

Além disso, o fator temporal também faz muita diferença, porque ao longo do tempo nós mudamos devido ao momento e às circunstâncias que estamos vivendo.

Antes de falar sobre essa relação na compra de um imóvel, vamos relembrar a definição de preço e valor.

Preço

Preço é o valor pago por uma mercadoria, o custo, a quantia determinada na compra de algum bem ou serviço.

No mercado imobiliário, por exemplo, a composição do preço está relacionada aos valores da matéria-prima, dos produtos e equipamentos de construção e do terreno onde será construído o imóvel. Sua variação depende, entre outros fatores, da qualidade dos materiais e dos métodos construtivos. 

Valor

Valor é o preço que se atribui a algo, a qualidade pela qual se calcula o merecimento.

Diferentemente do preço, que pode variar de acordo com as tendências de mercado e com o momento econômico, o valor é definido por questões mais relacionadas ao imóvel em si, como qualidade, localização, dimensões e condições de conservação.

A partir dessas definições, podemos dizer de forma simples e resumida que a relação entre PREÇO e VALOR é a seguinte: a soma de recursos para obter um produto ou serviço representa o preço que pagamos. Já a soma dos benefícios que o produto ou serviço oferece representa o seu valor.

Fatores que influenciam o valor de um imóvel

Localização

A localização é considerada um dos principais aspectos para a definição do valor de um imóvel. Os bairros mais procurados e que oferecem opções de lazer e conveniência são mais valorizados que os bairros mais populares, por exemplo.

Até dentro do mesmo bairro, o valor pode variar. Imóveis em frente à praia ou em áreas mais tranquilas e arborizadas valem mais.

Existem também imóveis próximos dos centros comerciais e em lugares mais isolados, de difícil acesso, características que influenciam no seu valor.

Projeto arquitetônico e qualidade do produto

O projeto do apartamento, a fachada, a garagem e os jardins até o capricho nas áreas comuns e sociais contribuem para valorizar o imóvel.

Além disso, a qualidade dos materiais de acabamento também ajuda a aumentar o seu valor.

Equipamentos de lazer e entretenimento

Em condomínios, um imóvel vai muito além da sua área privativa. Os equipamentos de lazer e convivência fazem muita diferença no valor, afinal são itens que contribuem para momentos de diversão, saúde e descanso para a família.

Quanto mais luxo, requinte, sofisticação e opções de lazer tiverem o seu condomínio, maior o valor que você, seus familiares, amigos e convidados darão ao seu imóvel.

Tecnologia e inovação

Itens tecnológicos e inovadores como reaproveitamento de água e elevadores com geração própria de energia, acesso à internet e sistema de segurança via celular também contribuem para valorizar um imóvel.

Essas características oferecem conforto, segurança e praticidade aos moradores, fatores que agregam ainda mais valor à sua qualidade de vida.

A escolha da construtora

A experiência, a seriedade, a credibilidade e a história de uma construtora também fazem diferença na hora de definir o valor de um apartamento.

Escolher uma construtora com experiência de mercado e tradição de confiabilidade na entrega da obra dentro do prazo é garantir a valorização do seu negócio.

Além disso, optar por uma construtora idônea, como a EDEX, é fundamental para você realizar um negócio que valoriza seu investimento. Empresas que colocam o preço real em seus apartamentos, sem oportunismos que o momento econômico pode oferecer.

Agora você já sabe que preço e valor são conceitos diferentes e que a relação entre eles influencia a sua escolha. Por isso, se estiver pensando em comprar um imóvel, analise bem as opções, coloque no papel os diferenciais dos apartamentos e compare-os com as suas necessidades. Escolha não apenas pelo preço, mas principalmente pelo valor que ele oferece para a sua vida.

Decorado Ravenea Virtual

Ou clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *