Categorias
Uncategorized

Como escolher o melhor financiamento imobiliário?

Como escolher o melhor financiamento imobiliário?

 

Você está querendo comprar um imóvel e para isso vai precisar de um financiamento imobiliário. Essa situação é muito comum hoje em dia, mas o que muitas pessoas não sabem é que, dependendo da sua escolha de financiamento, você pode economizar e fazer um ótimo negócio. 

Porém, essa oportunidade não tem relação direta com as “taxas mágicas” oferecidas pelos bancos, e sim uma série de dicas que ajudam você a fazer a melhor escolha. Veja a seguir algumas delas. 

1. A menor taxa nem sempre é o melhor negócio. 

A primeira, e talvez mais interessante, dica é o fato de que a taxa de um financiamento imobiliário é muito importante, mas não é a única variável na hora de decidir. Você precisa levar em conta outros fatores e não fazer sua escolha baseada exclusivamente na menor taxa que é oferecida. 

2. Simule com os mesmos critérios. 

As simulações são bons indicativos para ajudar você a escolher o financiamento imobiliário. No entanto, é imprescindível que você use os mesmos critérios nas diferentes simulações, como por exemplo: valor do imóvel, valor do financiamento e prazo da operação. 

Fique atento também se na simulação será incluído ou não o financiamento das despesas de ITBI e Registro. Assim, a comparação fica mais justa. 

3. Faça todas as perguntas, tire todas as dúvidas. 

Sabe aquelas pequenas letrinhas que geralmente ficam no meio e no final do contrato de financiamento? Elas foram escritas para serem lidas antes de você assinar.  

Mas antes mesmo de ler o contrato, você deve conhecer os pré-requisitos para contratação do financiamento e tirar todas as dúvidas que tiver. Pergunte tudo que o banco está exigindo para compensar “a mais baixa taxa do mercado”. 

Por exemplo, alguns bancos podem pedir a portabilidade do seu salário, o que é um pré-requisito não financeiro. Ou um pré-requisito financeiro como exigir que você utilize um pacote mensal de serviços para utilizar a conta corrente do banco. Isso pode significar 40, 50 reais ou até mais, todo mês, saindo do seu bolso. 

Geralmente são despesas extras mensais como essas que fazem as menores taxas não serem compensatórias.  

4. Leve em conta o custo da avaliação do seu imóvel. 

Todo banco, antes de liberar o financiamento, faz uma avaliação do imóvel desejado. Ela é uma referência para saber qual o valor máximo possível para a liberação do seu crédito. Cada banco cobra um valor para realizar a avaliação, por isso fazer a comparação também é uma dica que vai te ajudar a escolher a melhor proposta. 

5. Atenção aos seguros MIP e DFI. 

Toda a operação de financiamento imobiliário possui dois seguros obrigatórios: o MIP (Morte e Invalidez Permanente) e o DFI (Danos Físicos do Imóvel). 

São comuns os casos em que as taxas são muito baixas porque estão associadas a seguros mais caros. Preste bem atenção e compare os valores dos seguros. Muitas vezes eles estão embutidos no valor total da parcela simulada. 

6. Compare o valor das parcelas. 

O momento mais importante é este: calcular e comparar as parcelas do financiamento. 

Coloque lado a lado o valor da primeira parcela simulada de cada banco, junto com as despesas acessórias apresentadas ou outro custo que, eventualmente, você poderá ter em outro banco. Você vai ter a possibilidade de ver o valor total real de quanto irá pagar todo mês em cada banco e assim tomar a decisão certa para escolher o melhor financiamento imobiliário. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *