Categorias
Conhecimento

Qual a diferença entre varanda, sacada e terraço?

Qual a diferença entre varanda, sacada e terraço?

 

Varanda, sacada e terraço. A maioria das pessoas e até mesmo dos profissionais do mercado imobiliário costuma tratar esses termos como sinônimos, pois muitas pessoas sabem a definição e diferença entre eles.  

As dúvidas estão presentes inclusive nos anúncios de imóveis. Propagandas com termos como “casa com 2 dormitórios e varanda”, “apartamento com varanda mobiliável” e “apartamento com terraço gourmet” são comumente vistas. 

A confusão pode parecer simples e não causar efeito negativo, mas é muito importante que as pessoas, compradores, vendedores, inquilinos e até mesmo síndicos, saibam as diferenças entre cada um desses espaços. 

Para tirar suas dúvidas e esclarecer sobre as definições desses três espaços, aqui vão algumas informações. 

Sacada 

As sacadas estão presentes em sobrados e apartamentos. Elas são estruturas que “saltam” para fora do corpo da edificação. Por esse motivo, são mais fáceis de serem identificadas. 

A partir dessa característica, portanto, não existe sacada em casa térrea, uma vez que a área precisa estar “pairando” sobre um nível para assim ser denominada de sacada.  

Geralmente, as sacadas estão ligadas a portas ou janelas de acesso tanto de áreas sociais quanto íntimas, como dormitórios. 

Outra noção errada que muitas pessoas têm é a de que a sacada está sempre relacionada a pequenos espaços. Na verdade, ela pode ter diversos tamanhos e as mais comuns são as pequenas, conhecidas como balcão.  

Varanda

Se for comparada com a sacada, a varanda é um espaço bem mais amplo que funciona como a extensão de um apartamento ou casa (neste caso, localizada excepcionalmente no térreo). Normalmente, a varanda é coberta e aberta.   

A diferença não fica apenas no tamanho maior da área, mas também está ligado ao uso. A varanda envolve um ambiente de convívio, para admirar a vista, receber os amigos e reunir a família. Portanto, favorecem a sensação de qualidade de vida. Por esses motivos, a varanda fica próxima aos ambientes sociais, como salas de jantar e de estar. 

Atualmente já é muito comum também projetos com a denominação de varanda gourmet. Além de estar próxima aos ambientes sociais e oferecer a possibilidade de mobília, possui uma área equipada ou preparada para churrasqueira e cooktop, por exemplo. 

Terraço

Finalmente, o terraço. Esse espaço é definido como um ambiente descoberto que fica na parte de cima de sobrados e apartamentos. No caso dos apartamentos, o terraço aparece nas coberturas e nos apartamentos garden.   

Dessa forma, o espaço é bem amplo e pode comportar outras estruturas grandes, como piscina e jardins.  

Como você pode observar, sacada, varanda e terraço têm suas peculiaridades e é comum ver os termos sendo usados de forma equivocada. O mercado imobiliário é um pouco subjetivo em relação ás utilizações, o que reforça a confusão por parte do público.  

No entanto, é importante saber a diferença entre eles, principalmente quando for comprar ou alugar um imóvel. E até mesmo para o síndico, na hora de cotar e descrever um serviço numa dessas áreas, por exemplo.  

Agora que você já conhece essas diferenças e estiver procurando um apartamento, pode falar com a EDEX. Temos opções com sacadas, varandas e inclusive coberturas com terraço. Certamente você não vai se confundir com a alta qualidade que nós podemos oferecer para você e sua família.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *