Categorias
Uncategorized

Como adaptar os ambientes e deixar sua casa bem preparada para a quarentena

Como adaptar os ambientes e deixar sua casa bem preparada para a quarentena

 

Puxe pela memória e tente lembrar se você já passou um período tão longo dentro de casa como está acontecendo agora na quarentena. Provavelmente, a grande maioria das pessoas nunca vivenciou essa experiência.

Por isso, a pandemia do COVID-19 está transformando a vida de todos: passamos muito mais tempo dentro de casa e essa nova rotina requer adaptações não apenas em nosso modo de viver, mas também no meio físico em que estamos vivendo. A mudança repentina de ritmo transforma o lugar que você mora, ao mesmo tempo, em local de trabalho, área de lazer e até mesmo sala de aula. Isso sem levar em conta as adequações que são necessárias para as crianças pequenas e os idosos que vão ficar um grande período de tempo dentro de casa.

Para ajudar você a aproveitar melhor seus espaços durante o isolamento social, com funcionalidade, versatilidade e segurança, mas principalmente sem abrir mão do conforto, oferecemos algumas dicas a seguir.

1. Deixe os ambientes mais espaçosos

Na quarentena as pessoas que vivem na mesma casa vão passar muito mais tempo juntas e os ambientes podem se tornar “cada vez menores”. Crianças, por exemplo, vão precisar de mais espaço para gastar sua energia sem danificar móveis e objetos de decoração. Por outro lado, os idosos também vão necessitar de mais áreas livres para se locomover com segurança.

Por isso, evite o excesso de móveis e os reorganize a disposição para criar áreas de circulação maiores nos ambientes. Tire objetos decorativos do alcance das crianças, os que estão sobre os móveis e pendurados na parede, como espelhos por exemplo.

2. Priorize a segurança

Tire do caminho objetos e plantas que possam dificultar a livre locomoção das pessoas. Essa medida serve também para os brinquedos que podem se espalhar pela casa. Elimine o máximo possível a quantidade de tapetes. Mantenha fios e ligações elétricas presos às paredes. Além disso, procure deixar os cômodos da casa espaçosos, evitando plantas espalhadas e mantenha as ligações elétricas e fios presos às paredes. Sinalize os desníveis com fitas antiderrapantes – mesmo conhecendo os ambientes, pelo tempo dentro de casa é possível acontecer acidentes por distração.

Coloque protetores nas quinas dos móveis como camas, mesas, cadeiras e aparadores. Nos armários e estantes que não são embutidos, prenda-os à parede para evitar que tombem. 

3. Dê atenção especial à iluminação

No período da quarentena, muitas pessoas irão trabalhar no sistema home office e muitos alunos utilizarão o método de ensino a distância. Por isso, a iluminação se torna um aspecto muito importante para aumentar a visibilidade e contribuir para um melhor rendimento tanto no trabalho quanto nos estudos.

Além disso, mais tempo em casa significa luz acesa com mais frequência, aumentando o consumo de energia.

Procure colocar mesa e cadeira próximas a uma janela ou espaço com incidência de luz natural. Troque as lâmpadas por opções mais econômicas e potentes, como as de LED.

Sempre que possível, tente equilibrar os dois tipos de luzes: a luz difusa, natural, e a luz pontuada, iluminação direta sobre o local de trabalho. A relação harmoniosa entre as duas facilita a leitura e o desempenho, sem cansar a vista.

A dica mais importante, porém, é esta: mantenha a mente preparada para você passar esse período de turbulência da melhor maneira possível. Vale praticar yoga, meditar, começar um hobby novo e fazer atividades com a família. Tudo para se sentir nem com você mesmo e com o seu lar.

Aproveite a oportunidade e faça uma visita virtual no nosso decorado Ravenea, tour virtual 360 sem sair de casa.

Decorado Ravenea Virtual

Ou clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *