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Saúde do corpo e da mente na quarentena

A pandemia do COVID-19 é uma realidade que pegou o mundo de surpresa. Como poderíamos imaginar, em pleno século 21, com tantos avanços na tecnologia e na medicina, que pudéssemos passar por um problema tão avassalador? Mas aconteceu. Um microscópico vírus foi capaz de transformar a vida de bilhões de pessoas em tão pouco tempo, alterando rotinas, comportamentos, corpo, mente e até mesmo valores.

Uma dessas grandes alterações é a quarentena. Um período em que a população é orientada a ficar em casa, para diminuir a propagação do vírus e tentar manter o controle da doença. Uma importante precaução que pesquisas mundiais mostraram ser eficaz para a diminuição da doença.

Se por um lado ficar em casa contribui para a redução dos casos, por outro passar dias em casa é um desafio que requer criatividade e serenidade. Afinal, na história recente, nunca nos deparamos com essa situação e, por isso, não estamos acostumados em ficar tanto tempo sem sair de casa.

Mas é possível passar a quarentena de uma maneira mais leve e interessante. A seguir nós listamos algumas dicas e ideias que vão ajudar você e sua família a manterem o corpo e a mente saudáveis na quarentena. Para o que tempo seja mais produtivo e muito mais agradável.

1. Evite o excesso de informações

O bombardeio de informações favorece o aumento da ansiedade. Ao ligar a TV, por exemplo, praticamente todos os canais e programas jornalísticos dedicam seu espaço para falar em tempo real sobre o COVID-19. Ao acessar seu smartphone, acontece a mesma coisa: redes sociais e sites falam sobre a doença e geralmente sobre seus efeitos nocivos.

Todo esse excesso de informação, além de nos deixar com mais dúvidas do que esclarecimentos criam ansiedade e angústia. Uma dica é dedicar um pequeno período do dia, como uma hora, para ficar a par do assunto, e principalmente acessando fontes confiáveis de informação.

 2. Crie uma rotina

Caso você esteja trabalhando no sistema home office procure estabelecer uma rotina. Programe seus horários para acordar, tomar café da manhã e se preparar colocando roupar confortáveis (não caia na tentação de trabalhar na cama de pijama!).

Crie um ambiente tranquilo para seu espaço de trabalho e oriente os familiares que você está trabalhando, apesar de estar em casa. Faça as pausas que você fazia normalmente no seu ambiente de trabalho, para lanche e almoço, por exemplo.

3. Aproveite a tecnologia para valorizar o humano

Já que você está em isolamento social, que tal utilizar a tecnologia que tem disponível para se aproximar virtualmente das pessoas que você ama?

Valem todos os meios: WhatsApp, Skype, Instagram, Facebook. Ligue para seus pais, avós, o filho que mora fora, o amigo querido. Veja e seja visto, sinta-se perto das pessoas que fazem parte da sua vida. Você pode até juntar todo mundo numa grande “live” para conversar e dar risada. Certamente vai ajudar você e sua família a superarem esse momento. Por mais que o isolamento social seja muito frustrante, não podemos negar que vivemos em uma era em que a tecnologia é capaz de ajudar (e muito) a superar este momento.

4. Dedique-se a um hobby novo ou que já tenha

Mesmo trabalhando em home office, a quarentena permite que você tenha mais tempo para fazer algo que gosta fora do horário de trabalho. É uma ótima oportunidade para desenvolver o hobby que você já tem ou iniciar um novo. 

Pode ser qualquer atividade que lhe traga satisfação, como pintar, desenhar, cozinhar e até mesmo fazer trabalhos artesanais dos mais diversos tipos. A Internet está aí para te ajudar: são milhares de vídeos explicativos sobre os mais variados assuntos que podem auxiliar você na prática dos seus hobbies.

Além de se aperfeiçoar, você mantém a mente e o corpo ocupados com ações saudáveis e ao mesmo tempo prazerosas. Evita também que você fique na frente da TV e do smartphone, recebendo informações que alimentam a ansiedade e o pânico.

Como diz o ditado “faça do limão uma limonada”, use o período da quarentena para se sentir bem por dentro, consigo mesmo, de corpo e mente. É a melhor forma de passar esse momento com saúde, paz de espírito e motivação.

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